terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Participação da 1ª Mostra Cultural “Saberes e Expressões da Cultura afro-brasileira na formação cultural do Brasil” da Escola Palmira Lins de Carvalho - (Projeto Sociologia com Arte- PIBID -UNAMA)


Escola Municipal “Palmira Lins de Carvalho”
Programação da 1ª Mostra Cultural
Saberes e Expressões da Cultura afro-brasileira na formação cultural do Brasil”
Data: 30 de Novembro de 2015
Abertura às 14:30h
Queridos alunos e professores:
É com satisfação que propomos por meio da 1ª Mostra Cultural “Saberes e Expressões da Cultura afro-brasileira na formação cultural do Brasil” uma abertura ao reconhecimento da Lei 10.639/2003, que trata da História Africana e Cultura afro-brasileira no currículo escolar, para que crianças, adolescentes, jovens e adultos possam se aproximar da realidade histórica, artístico-cultural, da culinária, das manifestações religiosas, do vocabulário, enfim de todo legado africano presente em nossa cultura.
É urgente nos nossos espaços escolares abrirmos espaços para a valorização da cultura negra, pois sabemos que ao longo da história mundial, o povo negro passou por grandes dificuldades, sejam elas do açoite da escravidão colonial, da discriminação racial, da injustiça social e econômica e outras injustiças.
A escola necessita estar aberta para discutir e reconhecer esse legado escravocrata e ainda propor mudanças na atualidade devemos aprender a valorizar o legado desse nosso povo, mudar é difícil, mas é preciso dar o primeiro passo. No Dia 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra comemoramos a vitória de Zumbi dos Palmares, um símbolo da liberdade e da resistência negra entre nós, e no dia de hoje celebramos o legado cultural desse povo que é tão importante em nossas raízes. A apresentação das atividades da I Mostra Cultural abrange as turmas CI e Jardim I (Educação Infantil) e Ensino fundamental (701, 702, 801 e 802).
Grupo Lítero-Musical “Somaúma”
  • CI e Jardim I (educação Infantil)
Desfile das bandeiras dos países africanos
Poema
Personalidade Negra: Dayane dos Santos
Beleza Negra: Elisa Sofia
  • Ensino Fundamental (701, 702, 801 e 802)
Turma 701: Personalidade Negra Anastácia
Beleza Negra: Vitória Beatriz
Turma 702:
Beleza Negra: Milene

Turma 801: País Africano (Somália), Rap da diversidade, Orixá (Ogum), Personalidades Negras (Zumbi e Nelson Mandela).
Beleza Negra: Ranny

Turma 802: Dramatização Contra o Preconceito Racial e Painel “Os Orixás”
Beleza Negra: Vivian Gomes

  • Escola Maria Luiza Pinto Amaral - Apresentação da peça “Severa Romana: A luta não Cala” - Profª Walkyria Santos (Projeto Sociologia com Arte – PIBID/UNAMA)
  • Desfile das Belezas Negras de todas as turmas
Agradecimentos e encerramento com o Grupo Lítero-Musical “Somaúma” 








 "‪#‎OrgulhosaDemais‬
Estou muito feliz com o resultado dos trabalhos dos nossos queridos alunos.
Parabéns a toda equipe... Parabéns a todos os nossos alunos da Esc Palmira Lins de Carvalho.
Parabéns aos alunos da Escola Maria Luiza Pinto Amaral que se fizeram presente na Programação da 1ª Mostra Cultural “Saberes e Expressões da Cultura afro-brasileira na formação cultural do Brasil” com a temática sobre Violência Contra a Mulher - Levando a Peça Teatral "Severa Romana: A luta não Cala".
Agradecemos a troca de experiências".
 

“Severa Romana: a luta não cala” - PROJETO: SOCIOLOGIA COM ARTE (II Seminário Institucional PIBID/UNAMA/SER EDUCACIONAL)

PROJETO: SOCIOLOGIA COM ARTE
Nome do bolsista: Ytallo Kassio Franco de Souza
Supervisor PIBID: Walkyria Conceyção Silva dos Santos
Curso: Ciências Sociais
Nome do coordenador: Rachel Abreu
Nome da escola na qual se realizará o projeto: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Luiza Pinto Amaral


Este relato faz referência ao II Seminário Institucional PIBID/UNAMA/SER EDUCACIONAL, durante o evento os projetos que compõem o PIBID/UNAMA compartilharam suas experiências. Dentro da programação houveram palestras e debates acerca da importação da formação docente tema deste seminário. O Projeto Sociologia com Arte, através de sua coordenação Profª Rachel Abreu, supervisão Profª Walkyria Santos e os bolsistas Fernando Vitor, Hellen Barreto, Joelza Pires e Ytallo Kassio apresentou os avanços e a contribuição do projeto no processo de ensino-aprendizagem das turmas 731, 732,831,832 da E.M.E.F. “Maria Luiza Pinto Amaral”. Além disso, os alunos da turma 731 apresentaram a peça teatral “Severa Romana: a luta não cala”, abordando a questão da violência contra mulher na sociedade belenense, a fim de conscientizar sobre esta violência que se mostra recorrente, no final apresentação exibiram cartazes produzidos pelas outras turmas 732,831,832. O II Seminário Institucional PIBID/UNAMA/SER EDUCACIONAL possibilitou que este projeto apresentasse suas atividades no ano de 2015, evidenciando a contribuição do programa na promoção de uma formação docente de qualidade, os alunos bolsistas de iniciação à docência através da experiência do PIBID partilham de novas experiências didáticos- metodológicas que os ajudaram em sua prática educacional, o sucesso do seminário demonstra o fortalecimento dos cursos de licenciatura dentro da Universidade da Amazônia evidenciando a importância do PIBID para o ensino público de qualidade nas escolas de Educação Básica no Município de Belém.

Relator 1 - Ytallo Kassio Franco de Souza





SUBPROJETO: CIÊNCIAS SOCIAIS - SOCIOLOGIA COM ARTE
Nome do bolsista: Fernando Victor Clares dos Santos
Curso: Ciências Sociais
Supervisora Pibid: Walkyria Santos
Nome do coordenador: Rachel Abreu
Nome da escola na qual realiza o projeto: Escola Municipal de E.I.F “Maria Luiza Pinto Amaral”
  1. Descreva as atividades/projetos/intervenções na escola realizadas durante o decorrer do semestre e os resultados alcançados. IMPORTANTE: Anexe ao final do relatório documentação comprobatória dos resultados. (fotos, filmes, depoimentos, materiais utilizados, textos etc)
Atividade: Reunião com os alunos do 8º para organizar a apresentação teatral que abordará a temática violência contra a mulher. A trama elaborada conta a história de Severa Romana, uma mártir de Belém de 1900.
17/11/2015 – II Fórum do PIBID
Objetivos: Reunir todos os bolsistas do PIBID a fim de que cada um faça um relato das atividades que estão sendo produzidas em sala de aula, de forma que os demais bolsistas possuam um panorama do que está acontecendo no projeto como um todo.
Metodologia utilizada: Foi aberto espaço para apresentações culturais – um coral infantil, a peça Severa Romana e a peça Amigos da Água. Cada curso teve a possibilidade de apresentar em slides parte do material que foi produzido durante o projeto e pode contribuir assim para um maior entendimento da dimensão do projeto. O espaço também foi aberto aos coordenadores para que esses mostrassem as mudanças ocasionadas pelo projeto nas escolas atendidas.
Resultados: Foi um fim de tarde e início de noite repleto de aprendizado. Contemplar as metodologias utilizadas pelos outros cursos nos possibilita ter ainda mais ideias do que pode ser aplicado na escola qual atuamos, Maria Luíza Pinto Amaral, assim como acredito que passar nossa ideia de Sociologia com Arte inspira os outros bolsistas a como trabalhar com textos de autoria própria e de forma lúdica.
Considerações: Deixo para falar do melhor no final. Os alunos do Maria Luíza responsáveis pela peça Severa Romana fizeram sua apresentação em um auditório lotado qual, ao final, os aplaudiu de pé. A apresentação foi muito bem executada, conseguiram arrancar risos e reflexões dos expectadores. Após a peça, uma aluna cantou a música “Ele bate nela” de Simone e Simara ao mesmo tempo em que os demais alunos levantavam cartazes produzidos por eles contra a violência contra a mulher. Foi uma apresentação realmente muito emocionante.