Nome do bolsista: Ytallo Kassio Franco de Souza
Supervisor PIBID: Walkyria Conceyção Silva dos Santos
Curso: Ciências Sociais
Nome do coordenador: Rachel Abreu
Nome da escola na qual se realizará o projeto: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Luiza Pinto Amaral
Este relato faz referência ao II Seminário Institucional PIBID/UNAMA/SER EDUCACIONAL, durante o evento os projetos que compõem o PIBID/UNAMA compartilharam suas experiências. Dentro da programação houveram palestras e debates acerca da importação da formação docente tema deste seminário. O Projeto Sociologia com Arte, através de sua coordenação Profª Rachel Abreu, supervisão Profª Walkyria Santos e os bolsistas Fernando Vitor, Hellen Barreto, Joelza Pires e Ytallo Kassio apresentou os avanços e a contribuição do projeto no processo de ensino-aprendizagem das turmas 731, 732,831,832 da E.M.E.F. “Maria Luiza Pinto Amaral”. Além disso, os alunos da turma 731 apresentaram a peça teatral “Severa Romana: a luta não cala”, abordando a questão da violência contra mulher na sociedade belenense, a fim de conscientizar sobre esta violência que se mostra recorrente, no final apresentação exibiram cartazes produzidos pelas outras turmas 732,831,832. O II Seminário Institucional PIBID/UNAMA/SER EDUCACIONAL possibilitou que este projeto apresentasse suas atividades no ano de 2015, evidenciando a contribuição do programa na promoção de uma formação docente de qualidade, os alunos bolsistas de iniciação à docência através da experiência do PIBID partilham de novas experiências didáticos- metodológicas que os ajudaram em sua prática educacional, o sucesso do seminário demonstra o fortalecimento dos cursos de licenciatura dentro da Universidade da Amazônia evidenciando a importância do PIBID para o ensino público de qualidade nas escolas de Educação Básica no Município de Belém.
Relator 1 - Ytallo Kassio Franco de Souza
SUBPROJETO:
CIÊNCIAS SOCIAIS - SOCIOLOGIA COM ARTE
Nome
do bolsista: Fernando Victor Clares dos Santos
Curso:
Ciências Sociais
Supervisora Pibid: Walkyria Santos
Nome
do coordenador: Rachel Abreu
Nome
da escola na qual realiza o projeto:
Escola Municipal de E.I.F “Maria Luiza Pinto Amaral”
- Descreva as atividades/projetos/intervenções na escola realizadas durante o decorrer do semestre e os resultados alcançados. IMPORTANTE: Anexe ao final do relatório documentação comprobatória dos resultados. (fotos, filmes, depoimentos, materiais utilizados, textos etc)
Atividade:
Reunião com os alunos do 8º para organizar a apresentação teatral
que abordará a temática violência
contra a mulher. A
trama elaborada conta a história de Severa Romana, uma mártir de
Belém de 1900.
17/11/2015 – II Fórum do PIBID
Objetivos:
Reunir todos os bolsistas do PIBID a fim de que cada um faça um
relato das atividades que estão sendo produzidas em sala de aula, de
forma que os demais bolsistas possuam um panorama do que está
acontecendo no projeto como um todo.
Metodologia utilizada: Foi
aberto espaço para apresentações culturais – um coral infantil,
a peça Severa Romana e a peça Amigos da Água. Cada curso teve a
possibilidade de apresentar em slides parte do material que foi
produzido durante o projeto e pode contribuir assim para um maior
entendimento da dimensão do projeto. O espaço também foi aberto
aos coordenadores para que esses mostrassem as mudanças ocasionadas
pelo projeto nas escolas atendidas.
Resultados:
Foi um fim de tarde e início de noite repleto de aprendizado.
Contemplar as metodologias utilizadas pelos outros cursos nos
possibilita ter ainda mais ideias do que pode ser aplicado na escola
qual atuamos, Maria Luíza Pinto
Amaral, assim como
acredito que passar nossa ideia de Sociologia com Arte inspira os
outros bolsistas a como trabalhar com textos de autoria própria e de
forma lúdica.
Considerações: Deixo
para falar do melhor no final. Os alunos do Maria Luíza responsáveis
pela peça Severa Romana fizeram sua apresentação em um auditório
lotado qual, ao final, os aplaudiu de pé. A apresentação foi muito
bem executada, conseguiram arrancar risos e reflexões dos
expectadores. Após a peça, uma aluna cantou a música “Ele bate
nela” de Simone e Simara ao mesmo tempo em que os demais alunos
levantavam cartazes produzidos por eles contra a violência contra a
mulher. Foi uma apresentação realmente muito emocionante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário