quinta-feira, 22 de outubro de 2015

"GÊNERO E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: A mulher pode chorar, homem não chora?" - Projeto Sociologia com Arte - Pibid/UNAMA

SOCIOLOGIA COM ARTE
PROJETO

Curso: Ciências Sociais/Unama
Escola na qual se realiza o projeto:    E.M.E.I.F. Maria Luiza Pinto Amaral
Supervisora PIBID: Walkyria Santos
Coordenadora: Rachel Abreu

A minha participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), juntamente com a Universidade da Amazônia-UNAMA, fomenta uma importante contribuição para minha formação docente. As atividades realizadas pelo Projeto Sociologia com Arte, possibilitaram novas experiências educacionais no ensino da disciplina de Sociologia. Este relato faz referência a apresentação do texto “Gênero e as representações sociais”, que trouxe para a sala de aula, a discussão a respeito dos padrões sociais estabelecidos ao homem e a mulher no decorrer da história. A apresentação deste conceito sociológico aos alunos da E.M.E.F. “Maria Luiza Pinto Amaral”, buscou descontruir os preconceitos de gênero construídos socialmente dentro da sociedade. O primeiro contato com esta problemática causou certo impacto aos alunos, pois perceberam que como seres sociais estão sujeitos a certas determinações impostas pela sociedade. A realização desta atividade mostrou-me a importância de discutir no âmbito escolar assuntos que na maiorias das escolas recebem pouca atenção. Os alunos demonstraram significativo interesse no assunto, interagiram e exemplificaram situações que abrangeram a discussão de gênero, evidenciando que a realização do Projeto Sociologia com Arte trouxe significativos benefícios aos alunos da Escola, ajudando a construir nos mesmo um olhar crítico e reflexivo sobre as mais diversas situações, e também melhora a minha prática docente, demonstrando-me a importância da aproximação entre teoria e prática.
Ytallo Kassio F. de Souza 
Relator - Bolsista Pibid/Unama

"DA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO OU DOS PRIMÓRDIOS DO CONTRATO" - PROJETO: CIÊNCIAS SOCIAIS - SOCIOLOGIA COM ARTE - Pibid/Unama



SOCIOLOGIA COM ARTE
PROJETO

Curso: Ciências Sociais/Unama

Escola na qual se realiza o projeto:  
E.M.E.I.F. Maria Luiza Pinto Amaral

Supervisora PIBID: Walkyria Santos
Coordenadora: Rachel Abreu
Data daAula: 29/05/2015 com o tema família
Atividade: Apresentação, em formato de aula, do texto Da primeira instituição ou dos primórdios da sociedade.
Objetivos: Trata-se do primeiro texto a ser apresentado aos alunos dos nonos anos voltado a nova configuração do projeto feita para 2015, qual está voltada a abordagem de temas propostos pelos próprios alunos no segundo semestre de 2014. Tratando-se de família, buscou-se introduzir os primórdios da sociedade, com conceitos de homem no estado de natureza e homem social. O por que de vivermos socialmente e o que estabelece os níveis de parentesco.
Metodologia utilizada: Produzi o texto qual apresentei em slides, fazendo a leitura juntamente com os alunos. Para não tornar monótono, foram introduzidas charges assim como um vídeo de Daniel o pensador cantando juntamente com seu filho sua música “Isso aqui é família”. Para abordar o tema, busquei a obra de Rousseau, Do contrato social, da qual retirei os conceitos quais foram abordados e introduzidos aos aluno.
Resultados: Essa nova roupagem do projeto tornou ainda mais interessante as aulas no ponto de vista dos alunos, uma vez que tratei de um tema que era curiosidade dos mesmos. Foi possível ter essa percepção pela curiosidade dos alunos durante a aula, que aproveitaram para tirar dúvidas sobre os laços familiares de parentesco. Outro ponto é que o método de utilizar charges e vídeos atrai mais a atenção e o interesse dos alunos para a aula.
Considerações: Primeiramente, senti dificuldades na confecção do texto, visto que, se tratando da primeira instituição, não poderia utilizar de nenhum paralelo ou comparativo, já que as demais instituições de assemelham a ela e não o contrário. O que me implicou fazer um texto direto da abordagem do assunto – não tão lúdico quanto o que abordou Marx. Ainda assim, foi bastante proveitoso e o que eu achei que seria uma péssima aula foi uma aula muito boa, tanto para mim quanto professor como para os alunos no quesito entendimento.
Fernando Victor Clares dos Santos
Relator - Bolsista  Pibid/Unama


Logo abaixo apresentamos o texto utilizado em sala com as turmas 831 e 832:

"MAX WEBER E A AÇÃO SOCIAL - O que motiva os sujeitos a agirem socialmente?" - Projeto "Sociologia com Arte" - Pibid/UNAMA

SOCIOLOGIA COM ARTE
PROJETO

Curso: Ciências Sociais/Unama
Escola na qual se realiza o projeto:   
E.M.E.I.F. Maria Luiza Pinto Amaral
Supervisora PIBID: Walkyria Santos
Coordenadora: Rachel Abreu

Abaixo  Texto Trabalhado em sala de aula no projeto
Turmas 731 e 732
EMEIF Maria Luiza Pinto Amaral
Belém - Pará - Maio/2015