quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Sexualidade - Sociologia com Arte - Pibid/Unama


SOCIOLOGIA COM ARTE
PROJETO

Curso: Ciências Sociais/Unama
Escola na qual se realiza o projeto:   
E.M.E.I.F. Maria Luiza Pinto Amaral
Supervisora PIBID: Walkyria Santos
Coordenadora: Rachel Abreu

Este relatório faz referência a apresentação do vídeo sobre Sexualidade. A apresentação do vídeo sobre sexualidade aos alunos od CIV-2º ano, correspondente ao 9º ano do Ensino Fundamental (turmas 831 e 832) da E.M.E.F. “Maria Luiza Pinto Amaral”, buscou trazer uma reflexão sobre os dilemas de uma gravidez precoce e as formas de prevenção a doenças. Evidenciou o papel da escola na discussão sobre sexualidade, e a importância de criar um olhar crítico sobre esta questão. O primeiro contato com esta problemática chamou a atenção dos alunos, pois devido alguns tabus como próprio vídeo mostrou, este assunto não é discutido por muitas famílias e escolas. A realização desta atividade mostrou a importância da análise sociológica sobre a questão da gravidez, chamando atenção dos alunos sobre os aspectos sociais, culturais e religiosas na influência sobre a decisão acerca da sexualidade.
Ytallo Kassio F. de Souza 
Relator - Bolsista Pibid/Unama

 Links para vídeos exibidos em sala:


Equipe do Projeto Pibid/Unama"Sociologia com Arte"

"EMILE DURKHEIM E OS FATOS SOCIAIS: Vamos seguir as regras sociais ou deixar que a sociedade adoeça?"- Pibid/Unama - Sociologia com Arte

SOCIOLOGIA COM ARTE
PROJETO

Curso: Ciências Sociais/Unama
Escola na qual se realiza o projeto:   

E.M.E.I.F. Maria Luiza Pinto Amaral
Supervisora PIBID: Walkyria Santos
Coordenadora: Rachel Abreu
Bolsista: Ytallo Kassyo F. Souza (18/09/15)
Este relatório faz referência a aula sobre “Émile Durkheim e os fatos sociais”. A aula sobre Durkheim foi conduzida a partir do texto "EMILE DURKHEIM E OS FATOS SOCIAIS: Vamos seguir as regras sociais ou deixar que a sociedade adoeça?". O conceito de fatos sociais foi apresentado pela supervisora Walkyria Santos alunos do 8º ano, das turmas 731 e 732, que tiveram o primeiro contato com a abordagem funcionalista de Durkheim. Nesta aula os alunos foram situados acerca do período histórico da abordagem deste autor, possibilitando uma real compreensão da formação do pensamento de Durkheim, o conceito de fato social foi abordado e exemplificado nas aulas posteriores.

Equipe do Projeto Pibid/Unama"Sociologia com Arte"

Link para aumentar janela pdf - importante pra o grupo

style=" width:620px;height:500px; " iframeframeborder= " 0 "