quinta-feira, 22 de outubro de 2015

"DA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO OU DOS PRIMÓRDIOS DO CONTRATO" - PROJETO: CIÊNCIAS SOCIAIS - SOCIOLOGIA COM ARTE - Pibid/Unama



SOCIOLOGIA COM ARTE
PROJETO

Curso: Ciências Sociais/Unama

Escola na qual se realiza o projeto:  
E.M.E.I.F. Maria Luiza Pinto Amaral

Supervisora PIBID: Walkyria Santos
Coordenadora: Rachel Abreu
Data daAula: 29/05/2015 com o tema família
Atividade: Apresentação, em formato de aula, do texto Da primeira instituição ou dos primórdios da sociedade.
Objetivos: Trata-se do primeiro texto a ser apresentado aos alunos dos nonos anos voltado a nova configuração do projeto feita para 2015, qual está voltada a abordagem de temas propostos pelos próprios alunos no segundo semestre de 2014. Tratando-se de família, buscou-se introduzir os primórdios da sociedade, com conceitos de homem no estado de natureza e homem social. O por que de vivermos socialmente e o que estabelece os níveis de parentesco.
Metodologia utilizada: Produzi o texto qual apresentei em slides, fazendo a leitura juntamente com os alunos. Para não tornar monótono, foram introduzidas charges assim como um vídeo de Daniel o pensador cantando juntamente com seu filho sua música “Isso aqui é família”. Para abordar o tema, busquei a obra de Rousseau, Do contrato social, da qual retirei os conceitos quais foram abordados e introduzidos aos aluno.
Resultados: Essa nova roupagem do projeto tornou ainda mais interessante as aulas no ponto de vista dos alunos, uma vez que tratei de um tema que era curiosidade dos mesmos. Foi possível ter essa percepção pela curiosidade dos alunos durante a aula, que aproveitaram para tirar dúvidas sobre os laços familiares de parentesco. Outro ponto é que o método de utilizar charges e vídeos atrai mais a atenção e o interesse dos alunos para a aula.
Considerações: Primeiramente, senti dificuldades na confecção do texto, visto que, se tratando da primeira instituição, não poderia utilizar de nenhum paralelo ou comparativo, já que as demais instituições de assemelham a ela e não o contrário. O que me implicou fazer um texto direto da abordagem do assunto – não tão lúdico quanto o que abordou Marx. Ainda assim, foi bastante proveitoso e o que eu achei que seria uma péssima aula foi uma aula muito boa, tanto para mim quanto professor como para os alunos no quesito entendimento.
Fernando Victor Clares dos Santos
Relator - Bolsista  Pibid/Unama


Logo abaixo apresentamos o texto utilizado em sala com as turmas 831 e 832:

Nenhum comentário:

Postar um comentário